
Atualmente, 43 crianças, com idade entre 0 e 18 anos, aguardam na fila de espera por um órgão em Pernambuco. Elas representam 3,2% dos mais de 1,3 mil pernambucanos que têm, no transplante, a única alternativa para continuar realizando suas atividades normalmente. Para abordar os desafios dos procedimentos de substituição de órgãos em crianças, a Central de Transplantes de Pernambuco (CT-PE) realizou nesta terça-feira (22/09), no auditório do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), o II Simpósio Pernambucano de Doação de Órgãos e Tecido. O evento faz parte da programação da Semana Nacional de Doação de Órgãos que segue até domingo (27/09).
Das crianças que aguardam por um transplante em Pernambuco, 18 esperam por doações de rim; 19 aguardam por uma córnea; 3 um fígado; 2 medula óssea; e 1 está na fila por um coração. "Doação é sempre um tema muito delicado e quando envolve crianças, torna-se ainda mais. Muitos pais apresentam receio no momento da decisão de doar o órgão de um filho. O acolhimento ao familiar para doação pelos profissionais de saúde também será um dos aspectos abordados", comenta a coordenadora da Central de Transplantes (CT-PE), Noemy Gomes.
O evento reuniu profissionais que atuam em UTIs neonatais e pediátricas, residentes de medicina e enfermagem, além de profissionais das Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTTs) e Organizações de Procura de Órgãos (OPOs). Em Pernambuco, atualmente, 956 pessoas aguardam por um transplante de rim. Há outras 7 pessoas na fila por um coração; fígado 72; pâncreas 2; medula óssea 23; e córnea 245.
Brasil Verde - Para também chamar a atenção da população para o tema, a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), lançou a campanha “Brasil Verde”, com o intuito de iluminar monumentos e pontos turísticos das cidades brasileiras, promovendo ações educativas em prol da campanha de doação. A cor representa esperança para uma nova vida com o transplante de órgãos.
Em Pernambuco, a CT-PE firmou parcerias para iluminar diversos locais do Estado, chamando a atenção da sociedade pernambucana para essa importante causa. Ganharam a cor verde, durante esta Semana, a antena da TV Globo Nordeste, na Rua da Aurora; os jardins e a fachada do JCPM Trade Center, no Pina; o Instituto Ricardo Brennand, na Várzea; o elevador panorâmico e mirante da Caixa D'água do Alto da Sé, em Olinda; a sede da Prefeitura e o Monumento da Integração de Petrolina, no Sertão pernambucano; a fachada do Palácio do Campo das Princesas, sede do governo do Estado de Pernambuco; e o Hospital Jayme da Fonte, nas Graças. O Instituto do Fígado de Pernambuco (IFP) é parceiro nas ações.