Quantcast
Channel: portal.saude.pe.gov.br - Secretaria Executiva de Atenção à Saúde
Viewing all 2168 articles
Browse latest View live

HAM marca presença no 1º Fórum de Qualidade e Segurança na Saúde

$
0
0

O Hospital Agamenon Magalhães (HAM) marcou presença no 1º Fórum Latino Americano de Qualidade e Segurança na Saúde, que ocorreu até o último sábado (15/08), no World Trade Center, de São Paulo.

O evento reuniu profissionais de saúde, gestores e profissionais de qualidade e segurança de toda a América Latina para debater as experiências em relação a diversos temas, como segurança do paciente, custo/benefício na saúde, eficiência, melhoria da qualidade, sustentabilidade ambiental, inovação, gestão populacional, responsabilidade do indivíduo pela própria saúde, conhecimento sobre saúde populacional.

Entre as unidades que tem colhidos bons frutos no Projeto Parto Adequado, do Ministério da Saúde, o Hospital Agamenon Magalhães (HAM), foi selecionado para fazer uma apresentação sobre sua experiência no evento, que contou com o Espaço Parto Adequado. A diretora da unidade, Cláudia Miranda, apresentou um seminário com o tema A criança é pai do homem ou desafios e oportunidades para os primeiros 1000 dias de vida.

“Falamos sobre a importância do período fetal para o desenvolvimento das doenças na vida adulta, assim como dos dois primeiros anos da criança”, comentou a gestora.


PE discute desinstitucionalização e reabilitação

$
0
0

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) - por meio da Gerência de Atenção à Saúde Mental - promove, nesta sexta-feira (21/08), a partir das 8h, na sede do órgão, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do Cabo de Santo Agostinho, o seminário Desinstitucionalização e Reabilitação Psicossocial. No encontro, de forma ampla, será discutido o processo de desinstitucionalização enquanto processo de ampliação dos vínculos comunitários e familiares de pessoas portadoras de transtorno psíquico e o empoderamento destas pessoas ao convívio social. Será apresentada a experiência do município de Barbacena, em Minas Gerais, considerada uma cidade emblemática da reforma psiquiátrica no Brasil. O seminário faz parte de uma semana de atividades do Projeto Percursos Formativos na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), apoiado pelo Ministério da Saúde.

"O seminário irá proporcionar a troca de experiência entre as cidades, consideradas exitosas. Barbacena se destaca por ter conseguido o fechamento de um hospital onde muitas pessoas eram excluídas do convívio social e familiar, em virtude do papel histórico de segregação que a loucura historicamente ocupou em nossa sociedade. Havia pessoas internadas há muitos anos, com histórias de violência e maus tratos. Várias pessoas infelizmente foram a óbito no Hospital Psiquiátrico de Barbacena não por conta de nenhum agravo e sim por falta de cuidado, por conta do frio e fome. De forma humanizada e integrada, foi estabelecida uma rede de cuidado psicossocial junto ao Sistema Único de Saúde", comentou o João Marcelo Costa, coordenador de Saúde Mental da SES.

Na década de 90, Pernambuco ocupava o segundo lugar no Brasil em concentração de leitos em hospitais psiquiátricos. Atualmente, a partir de uma redução significativa nos últimos cinco anos, o Estado passou a ocupar a 10º posição em termos de concentração, saindo de 2.727 leitos psiquiátricos para aproximadamente 950 leitos. Dos oito hospitais psiquiátricos ainda restantes em nosso Estado, três apontam o seu fechamento ainda em 2015 – Comunidade Terapêutica de Olinda, Santo Antônio de Pádua (módulo feminino), no Recife, e Hospital da Providência, em Garanhuns. Pernambuco conta com 130 Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) e cerca de 80 residências terapêuticas. "É inegável que houve um avanço muito positivo nessa reversão do modelo que exclui a figura do hospital psiquiátrico para o sujeito ser cuidado dentro da sua própria rede local, territorial e perto da família", afirma João Marcelo Costa.

Estarão presentes no seminário a coordenadora dos Serviços Residenciais Terapêuticos de Barbacena, Leandra Vidal, a coordenadora de Saúde Mental de Barbacena, Flávia Vasques e a apoiadora do Ministério da Saúde, Adélia Benetti, já que o seminário faz parte do Projeto Percursos Formativos do Ministério da Saúde. Pelo período da tarde, das 14h às 17h, acontece o VIII Fórum de Residências Terapêuticas de Pernambuco com a participação de coordenadores municipais de saúde mental, profissionais da RAPS, especialmente técnicos de referências, e cuidadores dos serviços de residências terapêuticas.

HAM discute qualificação das UTI neonatal

$
0
0

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) recebeu, na manhã da última quarta-feira (19/08), representantes do Ministério da Saúde e do Hospital Samaritano de São Paulo para discutir e pactuar as ações e metas do novo ciclo do Programa de Desenvolvimento Organizacional de Apoio à Gestão e Assistência com ênfase em UTIs Neonatal e Pediátrica, que integra os projetos do PROADI-SUS – Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde. Em Pernambuco, o trabalho, que abrange diversas unidades de saúde do Norte, Nordeste e Centro-oeste, vem sendo desenvolvido no Hospital Agamenon Magalhães (HAM), desde 2012.

“Fizemos parte do segundo ciclo do Programa, que ocorreu no triênio 2012, 2013 e 2014. Apresentamos evolução de 11% nos índices de conformidade com as metas pactuadas e, por isso, fomos uma das unidades selecionadas para fazer parte do terceiro ciclo, que abrangerá o triênio 2015 – 2017. Hoje, estamos comaçando a discutir novas metas e ações para continuarmos apresentando bons resultados”, comentou a diretora do HAM, Cláudia Miranda.

Com o objetivo de qualificar a assistência de terapia intensiva, o trabalho foca as ações na redução da taxa de mortalidade e na capacitação dos profissionais desses serviços, fortalecendo a aplicação de medidas e estratégias de prevenção na gestão e nos cuidados ao paciente.

“A meta é reduzir em 30% a taxa de mortalidade nos serviços acompanhados. Para tanto, pactuamos uma série de metas e medidas que devem ser tomadas para qualificar o serviço e o HAM tem tido uma boa avaliação nos nossos acompanhamentos. Por isso, estamos aqui rediscutindo as metas para a continuidade do trabalho”, explica o superintendente de Responsabilidade Social do Samaritano, Luiz Maria Ramos.

Pólio: 274.248 ainda não foram vacinados

$
0
0
Até esta terça-feira (25/08), 351.438 crianças entre 6 meses e menores de 5 anos foram vacinadas contra a poliomielite, 56% do público total. A expectativa é imunizar, no mínimo, 95% dos 625.686 meninos e meninas contemplados pela campanha de vacinação, que termina na próxima segunda-feira (31/08). 
 
“Apesar de não registrarmos casos de poliomielite no Estado desde 1988, ainda há registros da doença em outros países, como Paquistão e no Afeganistão. Isso mostra a necessidade de imunizarmos nossas crianças e, assim, mantermos o vírus da pólio fora de circulação em nosso território”, afirma a coordenadora do Programa Estadual de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Ana Catarina de Melo. 
 
A vacina contra a poliomielite não possuem contra-indicação. As crianças não imunizadas podem desenvolver a doença, que tem como seu principal agravamento a flacidez muscular em pelo menos um dos membros inferiores. Em 2014, Pernambuco imunizou 619.807 (99,08% do público total).
 
Histórico – A poliomielite não é registrada no Brasil há 26 anos. O último caso foi no município de Souza, na Paraíba, em 1989. Em Pernambuco, foi em 1988. Desde 1994, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) o Certificado Internacional de Erradicação da Transmissão Autóctone do Poliovirus Selvagem. A partir de então, o país assumiu o compromisso de manter altas coberturas vacinais maiores ou igual a 90%. Em 2001, esta meta foi alterada para 95% da população alvo.
 

Prorrogada: vacinação contra pólio até 09/09

$
0
0
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) prorroga até o dia 9/09 a campanha de vacinação contra a poliomielite. Até o momento, 501.090 meninos e meninas foram vacinados, totalizando 80,09% do público-alvo. A meta é imunizar, no mínimo, 95% das 625.686 crianças pernambucanas entre 6 meses e menores de 5 anos.
 
A vacina contra a poliomielite não possuem contra-indicação. As crianças não imunizadas podem desenvolver a doença, que tem como seu principal agravamento a flacidez muscular em pelo menos um dos membros inferiores. Em 2014, Pernambuco imunizou 619.807 (99,08% do público total).
 
Histórico – A poliomielite não é registrada no Brasil há 26 anos. O último caso foi no município de Souza, na Paraíba, em 1989. Em Pernambuco, foi em 1988. Desde 1994, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) o Certificado Internacional de Erradicação da Transmissão Autóctone do Poliovirus Selvagem. A partir de então, o país assumiu o compromisso de manter altas coberturas vacinais maiores ou igual a 90%. Em 2001, esta meta foi alterada para 95% da população alvo.
 
A Farmácia de Pernambuco esclarece que dialogou com os funcionários terceirizados e, em comum acordo, foi possível colocar um percentual dos trabalhadores para fazer a dispensa dos medicamentos e, com isso, evitar prejuízos aos usuários do serviço. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) reforça que continua em negociação com a empresa terceirizada para regularizar o pagamento.

HPV: meninas devem tomar 2º dose de vacina

$
0
0
Já está disponível nos postos de saúde a segunda dose da vacina contra o HPV, voltada para meninas entre 9 e 11 anos. Essa dose deve ser aplicada seis meses após a primeira. A meta é vacinar, no mínimo, 80% do público total, de 242.840 garotas pernambucanas.
 
O câncer do colo do útero é o terceiro tipo mais frequente que acomete as mulheres no Brasil e faz, por ano, mais de 5 mil vítimas fatais, de acordo com dados do Ministério da Saúde. “É nessa fase da vida que a vacinação proporciona níveis de anticorpos muito mais altos do que a imunidade natural produzida pela infecção do HPV. Por isso a importância de conscientizar os pais e responsáveis das meninas e jovens para completar o esquema vacinal”, afirma a coordenadora do Programa Estadual de Imunização (PEI/PE), Ana Catarina de Melo.
 
A vacina quadrivalente protege contra os subtipos HPV 6, 11, 16 e 18, sendo os últimos responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo mundo.  O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto.  “Uma terceira dose será ministrada cinco anos após a primeira. É preciso completar o esquema para ficar imunizada”, ressalta Ana Catarina.
 
VACINAÇÃO EM PE – Na primeira etapa da vacinação contra o HPV neste ano, foram imunizadas 139.191 meninas (57,31%). As garotas entre 9 e 11 anos que ainda não começaram o esquema vacinal devem procurar os postos de saúde para iniciar a imunização.
 
Em 2014, 241.655 garotas tomaram a primeira dose (101,04%) e 138.737 a segunda (57,90%).
 
DADOS – No Brasil, o câncer do colo do útero é o terceiro tipo mais frequente que acomete as mulheres e faz, por ano, mais de 5 mil vítimas fatais. Em 2014, as estimativas foram de 15,3 casos novos a cada 100 mil mulheres e risco estimado variando de 17 a 21/100 mil casos, com grandes iniquidades regionais.
 
Em Pernambuco, em 2012, foram registrados 276 óbitos por câncer do colo do útero. Em 2013 foram 252.
 
O número estimado para 2014/2015, segundo o Ministério da Saúde, é de aproximadamente 576 mil casos novos de câncer no Brasil, dos quais o de colo do útero representa aproximadamente 15 mil casos.
 
O Ministério da Saúde orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo, o Papanicolau, anualmente. A vacina não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais.

Hospitais pernambucanos integram projeto de reestruturação dos hospitais públicos

$
0
0

Representantes da Secretaria Estadual de Saúde (SES), do Ministério da Saúde (MS) e do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (Haoc) se reuniram, nesta quinta-feira (03/09), com gestores de quatro hospitais pernambucanos que integrarão a nova fase do projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos – Proadi/SUS, que busca qualificar as unidades de saúde da rede pública, por meio da troca de experiências, de tecnologia e qualificação dos profissionais.

Durante os próximos três anos, os hospitais Oswaldo Cruz, Procape, Otávio de Freitas e Pelópidas Silveira serão acompanhados pela equipe do programa, formada por profissionais do MS e do Hospital Alemãp Oswaldo Cruz, que desenvolverão projetos em diversas áreas, como avaliação e incorporação de tecnologia, capacitação de recursos humanos, pesquisas de interesse público em saúde e desenvolvimento de técnicas e operação de gestão em serviços de saúde.

“Neste momento que passa todo o País, a adoção de medidas criativas e inovadoras se torna um imperativo. Assim, a melhoria da gestão, a colaboração entre unidades de saúde e a troca das experiências é fundamental para desenvolvermos o SUS. E quando falamos em melhorar a gestão temos de ter em mente que é preciso melhorar não só a administração dos recursos financeiros, mas também a administração dos recursos humanos, a qualidade do acesso e a incorporação de tecnologias”, explica a secretária executiva de Assistência à Saúde da SES, Cristina Mota.

A expectativa é que com o desenvolvimento do trabalho, essas unidades avancem em diversos setores de saúde, que incluem desde a qualidade do atendimento e segurança do paciente até a ampliação do conhecimento, melhor gerenciamento de recurso e redução de óbitos.

UPAEs

$
0
0

Em 2013, Pernambuco ganhou as primeiras Unidades Pernambucanas de Atenção Especializada (UPAE). Os serviços, que estão levando consultas com médicos especialistas para o interior do Estado, já  foram inauguradas em Garanhuns, Petrolina, Caruaru, Serra Talhada, Afogados da Ingazeira, Salgueiro, Arcoverde, Limoeiro e Belo Jardim, beneficiando os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) desses municípios e das cidades vizinhas.

 

Todas as UPAEs contam com consultórios e modernos centros de apoio ao diagnóstico e exames. Entre as especialidades médicas oferecidas, estão oftalmologia, otorrinolaringologia, neurologia, ortopedia e cardiologia. Quando necessário, os pacientes podem fazer, no próprio local, os exames solicitados, como os laboratoriais, eletrocardiograma, ecocardiograma, mapa, holter, teste ergométrico, raio-X, endoscopia e ultrassonografia, entre outros.

 

Ao todo, mais de R$ 200 milhões estão sendo investidos na construção de UPAEs em todo o Estado. A previsão é que até o final do primeiro semestre de 2014, os municípios de Abreu e Lima, Carpina, Escada, Goiana, Palmares e Ouricuri já estejam com suas unidades funcionando.

 

CONFIRA A LISTA COM TODAS AS UPAES:
 
UPAE Garanhuns– Dr. Antônio Simão dos Santos Figueira
Inauguração: 26/07/13
Endereço: BR 423, Km 92, 2.000, do loteamento Planalto do Quilombo, Bairro de São José – Garanhuns/PE
Telefone: (87) 3764.9001
Coordenador da UPAE: Gustavo Amorim
Administração: Imip Hospitalar
 
UPAE Petrolina– Dr. Emanuel Alírio Brandão
Inauguração: 29/07/13
Endereço: Avenida Coronel Antônio Horonato Viana, S/N, Gercino Coelho – Petrolina/PE
Telefone: (87) 3184.9600
Coordenador da UPAE: Magnilde Alves
Administração: Imip Hospitalar
 
UPAE Caruaru– Ministro Fernando Lyra
Inauguração: 13/12/13
Endereço: Av. José Marques Fontes, S/N, Indianópolis – Caruaru/PE
Telefone: (81) 3725.7549 / 7550
Coordenador da UPAE: Francisco Galvão
Administração: Fundação Altino Ventura (FAV)
 
UPAE Serra Talhada - Dr. José Alves de Carvalho Nunes
Inauguração: 20/03/14
Endereço: Rua Quatorze de Julho, S/N - CAGEP - Serra Talhada/PE
Telefone: (87) 3929.3501
Coordenador da UPAE: Flávia Figueiredo
Administração: Hospital do Tricentenário
 
UPAE Salgueiro - Dr. Erick Alves Ribeiro e Silva
Inauguração: 29/03/14
Endereço: Rua João Veras Siqueira, S/N, a margem da BR 116, Bairro Jardim Primavera - Salgueiro/PE
Telefone: (87) 3871.8900
Coordenador da UPAE: Vanessa Freitas
Administração: Fundação Prof. Martiniano Fernandes/Imip Hospitalar
 
UPAE Afogados da Ingazeira - Dom Francisco de Mesquita Filho
Inauguração: 29/03/14
Endereço: Rua Antonio Alves dos Santos, S/N, Centro - Afogados da Ingazeira/PE
Telefone: (87) 3838.8602
Coordenador da UPAE: Patrícia Farias
Administração: Hospital do Tricentenário
 
UPAE Arcoverde - Deputado Áureo H. Bradley
Inauguração: 30/03/14
Endereço: Avenida Conselheiro João Alfredo, 491, no bairro de Santa Luzia - Arcoverde/PE
Telefone: Recepção Geral (87) 3821.8004
Coordenador da UPAE: João Peixoto
Administração:  Sociedade Pernambucana de Combate ao Câncer
 
UPAE Belo Jardim - Padre Assis Neves
Inauguração: 30/03/14
Endereço: Km 185, BR-232 - Belo Jardim/PE
Telefone: Recepção Geral (81) 3726.8800
Coordenador da UPAE: Alexandra Silvestre
Administração:  Sociedade Pernambucana de Combate ao Câncer
 
UPAE Limoeiro - José Nivaldo Barbosa de Souza
Inauguração: 30/03/14
Endereço: Margem Direita da PE 90 - Fazenda Livramento, S/N - Limoeiro/PE
Telefone: (81) 3628.8041 / 8043
Coordenador da UPAE: Paula Peixoto
E-mail: rh.upaelimoeiro@apamisurubim.com.br
Administração: Associação de Proteção à Maternidade e à Infância de Suribim (Apami Surubim)
Endereço: 
-
- - PE
-
Tipo da Unidade: 
UPAE

UPAs

$
0
0

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) passaram a integrar a rede estadual de urgência e emergência em janeiro de 2010, com a inauguração da unidade de Olinda. Atualmente, são 15 espalhadas pelo Estado. O programa foi implantado para preencher a carência de atendimento de emergência de média complexidade no SUS. Antes, pacientes que sofriam pequenos cortes, torções, luxações ou com viroses e febres, por exemplo, precisavam buscar assistência nas grandes emergências, já bastante sobrecarregadas com vítimas de acidentes de trânsito e violência.

 

Sem substituir as equipes de Saúde da Família (ESFs) e as policlínicas municipais, as UPAs ajudaram a desafogar as grandes emergências com um atendimento rápido, de qualidade e humanizado. Tiveram também um papel fundamental de suporte aos novos hospitais metropolitanos.

 

Funcionando 24 horas por dia e com médicos de plantão nas especialidades de Ortopedia, Clínica médica e Pediatria, cada UPA atende uma média de 500 pacientes por dia, com uma resolutividade de 95% dos casos. A estrutura conta com sete consultórios, área de acolhimento com classificação de risco, 18 leitos de enfermaria (quatro destinados à estabilização de casos graves) e salas de raio-x e inalação coletiva (nebulização). Confira abaixo as UPAs em funcionamento em Pernambuco. Atualmente, está sendo construída a 16º UPA, no bairro do Arruda, no Recife.

 

CONFIRA A LISTA COM TODAS AS UPAS:

 

UPA Olinda – Gregório Lourenço Bezerra
Inauguração: 04/01/2010
Endereço: Rodovia PE15 – Avenida Joaquim Nabuco, S/N, Cidade Tabajara – Olinda/PE
Telefone: (81) 3184.4303
E-mail: olinda.adminstracao@upa.imip.org.br
Administração: Imip Hospitalar

 

UPA Igarassu – Honorata de Queiroz Galvão
Inauguração: 11/01/2010
Endereço: Rodovia BR-101Norte, KM47, Centro – Igarassu/PE
Telefone: (81) 3184.4280
E-mail: igarassu.adminstracao@upa.imip.org.br
Administração: Imip Hospitalar

 

UPA Paulista – Geraldo Pinho Alves
Inauguração: 27/01/2010
Endereço: Estrada do Frio, 1000, Aurora – Paulista/PE
Telefone: (81) 3184.4255
E-mail: paulista.administracao@upa.imip.org.br
Administração: Imip Hospitalar

 

UPA Imbiribeira – Maria Esther Souto Carvalho
Inauguração: 26/03/2010
Endereço: Avenida Mascarenhas de Moraes, ao lado do 4.202, Imbiribeira – Recife/PE
Telefone: (81) 3184.4328
E-mail: upa1@uol.com.br
Administração: Instituto Pernambucano de Assistência à Saúde (Ipas)

 

UPA Caxangá – Escritor Paulo Cavalcanti
Inauguração: 09/04/2010
Endereço: Avenida Joaquim Ribeiro (em frente ao nº40), Iputinga – Recife/PE
Telefone: (81) 3184.4353
Administração: Fundação Manoel da Silva Almeida

 

UPA São Lourenço da Mata – Professor Fernando Figueira
Inauguração: 30/04/2010
Endereço: Avenida Dr. Francisco Correia, 2.009, Pixete – São Lourenço da Mata/PE
Telefone: (81) 3184.4400
E-mail: slourenco.recepcao@upa.imip.org.br
Administração: Imip Hospitalar

 

UPA Torrões – Dulce Sampaio
Inauguração: 28/05/2010
Endereço: Avenida Abdias de Carvalho (em frente ao nº1455), Torrões – Recife/PE
Telefone: (81) 3184.4440
Administração: Santa Casa de Misericórdia

 

UPA Curado – Médico Fernando de Lacerda
Inauguração: 10/06/2010
Endereço: Avenida Leonardo da Vinci, 68, Curado II – Jaboatão dos Guararapes/PE
Telefones: (81) 3184.4469 / 4467
E-mail: upacurado@gmail.com
Administração: Hospital Tricentenário

 

UPA Barra de Jangada – Wilson Campos
Inauguração: 02/07/2010
Endereço: Rua Cruz Alta, S/N – Barra de Jangada (de frente à estação da Compesa) – Jaboatão dos Guararapes/PE
Telefone: (81) 3184.4495
Administração: Imip Hospitalar

 

UPA Engenho Velho – Carlos Wilson
Inauguração: 10/09/2010
Endereço: Rua General Manoel Rabelo, S/N (na altura da penúltima estação do metrô, a de Engenho Velho) – Jaboatão dos Guararapes
Telefone: (81) 3184.4520
Administração: Imip Hospitalar

 

UPA Caruaru – Dr. Horácio Florêncio
Inauguração: 27/09/2010
Endereço: Avenida José Marques Fontes, S/N, Indianópolis – Caruaru/PE
Telefone: (81) 3727.7816
Administração: Imip Hospitalar

 

UPA Cabo de Santo Agostinho – Deputado Francisco Julião
Inauguração: 04/02/2011
Endereço: Rua Historiador Israel Felipe, S/N, Jardim Santo Inácio – Cabo de Santo Agostinho/PE
Telefone: (81) 3184.4545
Administração: Imip Hospitalar

 

UPA Nova Descoberta – Solano Trindade
Inauguração: 15/02/2011
Endereço: Avenida Vereador Otacílio de Azevedo, S/N, Nova Descoberta – Recife/ PE
Telefone: (81) 3184.4581/ 3184.4568
Administração: Fundação Manoel da Silva Almeida

 

UPA Ibura – Pediatra Zilda Arns
Inauguração: 03/03/2011
Endereço: Rua Vale do Itajaí, S/N, Ibura – Recife/ PE
Telefone: (81) 3184.4595
Administração: Hospital Tricentenário

 

UPA Petrolina – Dr. Emanoel Alírio Brandão
Inauguração: 29/07/2013
Endereço: Avenida Coronel Antônio Honorato Viana, S/N, Gercino Coelho – Petrolina/PE
Telefone: (87) 3866.9600
Administração: Imip Hospitalar

Endereço: 
Tipo da Unidade: 
UPA

Fórum discute política estadual de Cardiologia

$
0
0

Médicos cardiologistas de hospitais de toda a rede de atendimento SUS no Estado e representantes de entidades de classe participaram, nesta terça-feira (09/09), do Fórum de Discussão da Política de Cardiologia em Pernambuco. O evento ocorreu na sede do Conselho Regional de Medicina (CREMEPE), na Rua Conselheiro Portela, 203, Espinheiro. A cerimônia de abertura contou com a participação da secretária estadual de Saúde, Ana Maria Albuquerque

"É um momento extremamente importante porque vamos discutir a estratégia da Cardiologia no Estado. Agradecemos a acolhida e a receptividade das entidades para promover o debate. Vamos mostrar o que a Secretaria Estadual já tem de planejamento para a área de cardiologia, mas contamos com a colaboração de todos os envolvidos para apontar os desafios que ainda precisam ser enfrentados. Queremos avançar nas diretrizes que serão traçadas", disse a Ana Maria Albuquerque. 

A programação, pela manhã, contou com as palestras Processo de Regionalização em Pernambuco, ministrada pela secretária-executiva de Coordenação Geral, Ana Cláudia Callou; Contratualização de Serviços Cardiológicos, apresentada pela gerente de contratos da SES, Conceição Sampaio; Redes de Atenção à Saúde, realizada pela secretária-executiva de Atenção à Saúde, Ivette Buril; Avanços e Desafios da Rede de Cardiologia, ministrada pelo coordenador estadual de Política de Cardiologia, Orlando Otávio de Medeiros e Linha de Cuidado em Cardiologia no Hospital Metropolitano Sul - Dom Hélder Câmara - Uma experiência exit, apresentada pelo superintendente da unidade, Audes Magalhães Feitosa. 

De acordo com o coordenador da Política de Cardiologia da Secretaria Estadual de Saúde, Orlando Medeiros, o objetivo do Fórum é abrir ampla discussão sobre a especialidade, para que, ao final, seja possível encaminhar propostas para aprimorar o atendimento e os serviços de cardiologia no Estado.

“A ideia é ouvir as partes envolvidas, as reivindicações e sugestões, de forma que nós possamos tirar subsídios para formular uma política avançada de cardiologia”, explica Orlando. Segundo ele, algo semelhante já ocorreu cinco anos atrás com a Obstetrícia no Estado.  A partir das 14h, foram formados grupos de debate para tratar sobre Gestão da Clínica e Linha de Cuidado, Recursos Humanos - Educação Permanente e Dimensionamento, Planejamento Estratégico em Cardiologia, Urgência e Emergência em Cardiologia e houve discussão para a formulação de propostas. 

Ulysses Pernambucano com nova diretoria

$
0
0

O secretário estadual de Saúde, Iran Costa, visitou na manhã desta quinta-feira (10/09), o Hospital Psiquiátrico Ulysses Pernambucano (HUP). O executivo foi recebido pela nova diretoria da unidade formada pela psiquiatra Ruth Bonow Theil, que assumiu o cargo de diretora; Ana Maria de Moraes Coutinho, diretora-médica; pelas coordenadoras da emergência, Cintya Martins; e do serviço de articulação da emergência, Ana Paula Luna de Sá. Também acompanharam a visita, a secretaria executiva de Atenção à Saúde, Cristina Mota; a diretora de Assistência Regional, Carol Lemos; e o coordenador de Saúde Mental da Secretaria Estadual de Saúde (SES), João Marcelo Costa.

Após a visitação por todas as áreas do HUP, foi realizada uma reunião para debater o novo modelo de plano estratégico que será realizado pela unidade de saúde nos próximos meses. "Uma das novidades será a implementação da classificação de risco na emergência, que irá impactar de forma positiva o atendimentos aos pacientes", comenta a diretora Ruth Bonow Theil.

Pólio: campanha atinge meta

$
0
0

A Secretaria Estadual de Saúde concluiu nesta quinta-feira (10/09) o balanço da campanha de vacinação contra a poliomielite, que foi realizada entre os dias 15 de agosto e 09 de setembro. Ao todo, 601.680 meninos e meninas, com idade entre 0 a menos de 5 anos, foram imunizados contra a doença, o que representa 96,16% do público alvo. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde para o Estado era vacinar 95% (594.401) das crianças da faixa etária prioritária. Em todo o Brasil, foram aplicadas 11,6 milhões de doses da vacina e a cobertura de Pernambuco superou a média nacional, que foi de 91,34%.

Para os pais e responsáveis que, mesmo com toda a mobilização em torno da campanha, ainda não vacinaram seus filhos contra a pólio, os postos de saúde continuam abastecidos com a vacina. A imunização é importante para evitar problemas de saúde irreversíveis à saúde das crianças, já que a doença afeta os nervos e pode levar à paralisia.

A poliomielite não é registrada no Brasil há 26 anos. O último caso foi no município de Souza, na Paraíba, em 1989. Em Pernambuco, foi em 1988. Desde 1994, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) o Certificado Internacional de Erradicação da Transmissão Autóctone do Poliovirus Selvagem. A partir de então, o país assumiu o compromisso de manter altas coberturas vacinais maiores ou igual a 90%. Em 2001, esta meta foi alterada para 95% da população alvo.

HPV – As meninas pernambucanas com idade entre 9 e 11 anos já podem tomar, nos postos de saúde, a segunda dose da vacina contra o papilomavírus humano (HPV). Essa dose deve ser aplicada seis meses após a primeira e a meta da Secretaria Estadual de Saúde é vacinar, no mínimo, 80% do público total, de 242.840 garotas pernambucanas. A vacina protege contra quatro subtipos do HPV, que são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo mundo.

O HPV é um vírus transmitido por meio de relação sexual, podendo ser transmitido também da mãe para filho no momento do parto. O câncer do colo do útero é o terceiro tipo mais frequente que acomete as mulheres no Brasil e faz, por ano, mais de 5 mil vítimas fatais, de acordo com dados do Ministério da Saúde

Em Pernambuco, em 2012, foram registrados 276 óbitos por câncer do colo do útero. Em 2013 foram 252. O número estimado para 2014/2015, segundo o Ministério da Saúde, é de aproximadamente 15 mil casos novos casos da doença no Brasil.

O Ministério da Saúde orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo, o Papanicolau, anualmente. A vacina não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais.

Dom Moura recebe Moção de Aplausos pela Câmara da Bahia

$
0
0

A Câmara de Vereadores de Paulo Afonso, no Estado da Bahia, aprovou por unanimidade, Moção de Aplausos ao Hospital Regional Dom Moura, de Garanhuns (HRDM), que faz parte da Rede Pública de Saúde de Pernambuco. Em ofício datado de 28 de agosto, o presidente do Poder Legislativo de Paulo Afonso, Bahia, Petrônio José Lima Nogueira, encaminhou ao diretor do HRDM, Luiz Ribamar Melo, a decisão dos vereadores, parabenizando pelo trabalho executado na Casa de Saúde. A iniciativa da Moção de Aplausos partiu do vereador Marconi Daniel Melo Alencar, acompanhado e subscrito por todos os demais vereadores da Câmara Municipal, na sessão realizada em 24 de agosto.

No texto da Moção, o Poder Legislativo afirma estar "interpretando o sentimento da comunidade que representa, e faz inserir na Ata de seus trabalhos, Moção de Aplausos ao Hospital Regional Dom Moura, na cidade de Garanhuns-PE, pela excelência no atendimento prestado aos pauloafonsinos, vítimas do trágico acidente ocorrido em 22 de agosto nas imediações daquela cidade". Na data mencionada no documento, o Hospital Dom Moura atendeu em sua emergência, as pessoas envolvidas no acidente entre um ônibus e uma van, que conduzia jovens daquela cidade para um evento esportivo no município de Brejão.

Pela rotina de atendimento de classificação de risco, implantada na emergência pela atual gestão, os acidentados receberam prioridade, agilizando atendimento médico, exames e cirurgias. Segundo o diretor do hospital, Luiz Melo, o documento da Câmara de Paulo Afonso, mesmo motivado por um acontecimento trágico, é uma forma de reconhecimento aos que fazem o cotidiano do hospital, e neste caso específico, a Emergência de Adultos. "Temos recebido este reconhecimento também em nossa região, e saber que parlamentares de um município tão importante como Paulo Afonso, puderam também observar a dedicação dos nossos profissionais, só demonstra que estamos no caminho certo", finaliza.

Diversidade e cidadania em debate na SES

$
0
0

Dentro da programação da Semana Estadual da Diversidade, que ocorre de 14 a 20 de setembro, com o tema Pernambuco sem preconceito, promovendo a cidadania, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) promove, nesta quarta-feira (16/09), a V Edição do Vídeo debate: Diversidade x Cidadania, no auditório do órgão, localizado no Bongi, a partir das 9h. O evento contará com a presença dos coordenadores do Fórum LGBT de Pernambuco, Thiago Rocha e Rivânia Rodrigues.

“O nosso principal foco é sensibilizar os servidores da SES em relação ao convívio e o respeito com a diversidade. Além disso, vamos incentivar a participação na 14ª Parada da Diversidade de Pernambuco, que ocorrerá no próximo domingo (20/09), e marca o encerramento da nossa Semana da Diversidade, que traz o tema ”, explica o coordenador de Saúde Integral da População LGBT, Jair Brandão.

Com concentração marcada para o Parque Dona Lindu, a partir das 10h, a 14ª Parada da Diversidade de Pernambuco ocorrerá na Avenida Boa Viagem. Neste ano, o tema do evento será #vocênãoestásó – Em nossa família, liberdade é direito.

Ainda neste mês de setembro, a Coordenação de Saúde Integral da População LGBT promove uma oficina no Ministério Público de Paulista, na Região Metropolitana do Recife. O objetivo é discutir sobre a assistência à população LGBT.

Confira abaixo a programação completa da Semana Estadual da Diversidade:

Saúde Integral LGBT

$
0
0

O Comitê Técnico de Saúde Integral da População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais - LGBT de Pernambuco, instituído pela portaria nº 445 de 27 de agosto de 2012, tem a finalidade de promover, a universalidade do acesso às ações e serviços de saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS. Tem como objetivo discutir e acompanhar a Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, bem como a implantação desta Política do Estado de Pernambuco, garantindo a equidade na atenção à saúde para estas pessoas. Desde sua formação vem acompanhando as discussões da saúde para a população LGBT em Pernambuco e fomentando a discussão em diversos espaços públicos, sejam eles governamentais ou não. Mais recentemente, como fruto do trabalho desenvolvido pelo Comitê, após período de discussão envolvendo seus membros, representantes da sociedade civil, do controle social e da gestão estadual, foi elaborado e aprovado o texto da Política Estadual Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, grande avanço e conquista para esta população no âmbito do SUS em Pernambuco. 

 

Diretoria de Políticas Estratégicas Coordenação de Saúde Integral da População LGBT
E-mail: lgbtsespe@gmail.com
Telefone: (81) 3184-0579/3184-0580


Campanha Brasil Verde incentiva doação de órgãos

$
0
0

Entre os dias 21 e 27 de setembro o país celebra a Semana Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos. Só em Pernambuco, atualmente, mais de 1,3 mil pessoas estão esperando por um órgão, sendo mais de 900 aguardando por um rim. Para chamar a atenção do público, a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO) promove a campanha “Brasil Verde”, com o intuito de iluminar monumentos e pontos turísticos das cidades, promovendo ações educativas em prol da campanha de doação. Em Pernambuco, a Central de Transplantes (CT-PE) busca parcerias para também iluminar locais do Estado para chamar atenção da sociedade pernambucana para essa importante causa. A cor representa esperança para uma nova vida com o transplante de órgãos.

De janeiro a agosto deste ano, já foram realizados 868 transplantes em Pernambuco, 5% a menos que o mesmo período do ano passado. "Essa diminuição é reflexo do transplante de córnea, que registrou, sozinha, uma queda de 28% em relação ao ano passado. Mas, em compensação, o número de transplante de órgãos sólidos, coração, fígado e rim, teve aumento de 33%, com destaque para coração, que foi de 154%, saindo de 13 transplantes para 34. Este número é recorde em toda a história da Central de Transplantes, pois o número máximo de procedimentos realizados em um ano inteiro foi de 27 procedimentos. Isso confere a Pernambuco o título de segundo estado que mais realizou este tipo de transplante, atrás apenas do estado de São Paulo", comenta a coordenadora da Central de Transplantes (CT-PE), Noemy Gomes. Atualmente, a fila de espera por coração é formada por 7 pessoas, fígado 72; rim 956; pâncreas 2; medula óssea 23; córnea 245, totalizando 1.305 pessoas. 

Solidariedade

Os jardins e a fachada do JCPM Trade Center, no Recife; o Instituto Ricardo Brennand, na Várzea; e o elevador panorâmico e mirante da Caixa D'água da Sé, em Olinda, estão entre os edifícios que ficarão iluminados pela cor verde entre os dias 21 e 27 de setembro. Já a partir da quarta-feira (16), a iluminação da fachada do Palácio do Campo das Princesas também ganhará o mesmo tom. O Instituto do Fígado de Pernambuco (IFP) é parceiro nas ações.

X Geres promove reunião da Comissão Intergestores Regional

$
0
0

A X Gerência Regional de Saúde (Geres), em Afogados da Ingazeira, promoveu nesta quarta-feira (16/09) reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR). O encontro ocorreu na sede da Geres com a presença dos 12 municípios que compõem a região: Afogados da Ingazeira, Brejinho, Carnaíba, Iguaraci, Ingazeira, Itapetim, Quixaba, Santa Terezinha, São José do Egito, Solidão, Tabira, Tuparetama.

Dez secretários de Saúde participaram a reunião, além da equipe da X Geres e da secretária executiva de Coordenação-Geral, Ana Cláudia Callou, e a diretora de Assistência Regional, Carol Lemos.

Caruaru recebe Seminário de Neurologia

$
0
0

Já estão abertas as inscrições para o IV Seminário Pernambucano de Atenção à Saúde em Neurologia, que acontece dias 24 e 25 deste mês, no Auditório da Faculdade Associação Caruaruense de Ensino Superior (ASCES – Câmpus II), na Avenida Portugal, 584, Bairro Universitário, em Caruaru.

Os interessados devem enviar mensagem para o endereço eletrônico neaf.saf@gmail.com, informando nome completo, telefone, e-mail, profissão e local de trabalho até o dia 23, véspera do início do evento. As vagas são limitadas a 190 participantes.

Promovido pela superintendência de Assistência Farmacêutica da secretaria executiva de Atenção à Saúde da Secretaria Estadual de Saúde da SES, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Jaboatão dos Guararapes e a Faculdade Guararapes, o evento tem como público alvo gestores, enfermeiros, farmacêuticos, médicos e demais profissionais que atuam em serviços de atenção à Saúde e estudantes de graduação e pós-graduação interessados no tema. Confira abaixo a programação:

SES participa de encontro do Samu Agreste

$
0
0

Configuração da Rede de Urgência e Emergência do Estado de Pernambuco foi o tema da palestra proferida pela secretária executiva de Atenção à Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Cristina Mota, na noite desta quinta-feira (17/09), na abertura oficial do 1º Seminário de Urgências e Emergências do Agreste de Pernambuco, no Auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Caruaru.

O encontro terá prosseguimento nesta sexta-feira (18/09), pela manhã e à tarde. Entre os temas que ainda serão discutidos está o Componente Hospitalar da Rede de Urgências, a partir das 10h35, com a gerente de Urgência e Emergência da SES, Flávia Villachan.

Café com a diretoria discute Residências no HAM

$
0
0

O Hospital Agamenon Magalhães (HAM) deu início, na última quinta-feira (17/09), a uma série de reuniões para coletar críticas e sugestões, com o objetivo de avaliar e aprimorar os Programas de Residência desenvolvidos na unidade. Denominado Café com a diretoria, o encontro contou com a presença de 93 residentes e deve se repetir trimestralmente – o próximo já está previsto para a primeira semana de dezembro.

“Esse primeiro encontro foi muito proveitoso, sobretudo porque as reivindicações foram além das questões mais específicas, voltadas ao Programa de Residência. Discutimos ações que podem vir a aprimorar a própria assistência no hospital”, explica a médica Cláudia Miranda, diretora do HAM.

A expectativa da diretora, agora, é com a implementação da pauta que foi relatada no encontro. “Todos os pontos que foram levantados voltarão a ser discutidos no próximo encontro para ver se conseguimos ou não concretizá-los”, concluiu.

Viewing all 2168 articles
Browse latest View live